Sobre nós

Sobre a conferência

Estamos planejando a primeira Conferência Feminina Global LBQ *, que acontecerá entre os dias 6 e 9 de julho de 2019, na África do Sul. A conferência é organizada por um grupo de trabalho formado por 22 mulheres ativistas do LBQ com diferentes origens e representando todas as regiões do globo. Os principais temas desta conferência são: "Liderando - Cura - Transformando". Esta conferência é um espaço para reconhecer, celebrar e afirmar as experiências, necessidades, organização e ativismo de mulheres lésbicas, bissexuais e queer *, baseadas na autodeterminação. A prioridade é centralizar as mulheres, incluindo Intersexo, Trans, Cisgender e todas as pessoas que se identificam como mulheres com sexualidades marginalizadas. As mulheres * priorizam as pessoas que se identificam como mulheres, mas incluem pessoas não-conformes e não-binarias de gênero. Pesquisas que analisaram mais de 70 países durante um período de 40 anos mostraram que a presença de movimentos feministas autônomos é o fator mais importante para a mudança social progressiva em questões de violência contra a mulher e autonomia corporal e crucial para a domesticação das normas internacionais. e políticas. Neste sentido, decidimos nomear este evento, a “Conferência Feminista Global Mulheres LBQ*”

Sobre os organizadores

A conferência está sendo organizada por um "grupo de trabalho" formado por 22 mulheres ativistas do LBQ * baseadas em todos os continentes. Existe um "comitê consultivo" com mandato para dar apoio esporádico em assuntos específicos. A COC Netherlands faz parte do processo como o centro de facilitação e atuará como o agente fiscal da conferência. Para facilitar o processo de planejamento, o grupo de trabalho foi estruturado em vários "subcomitês". Todos os membros do grupo de trabalho e do comitê consultivo estão trabalhando de forma voluntária. Para encontrar um host de conferência local, uma chamada aberta foi enviada em vários idiomas para que os grupos elegíveis do LBQ, baseados no Sul Global, pudessem se inscrever. O anfitrião local será um ator fundamental no planejamento da conferência, pois se tornará um ponto focal importante para toda a logística e implementação no terreno. A organização local será guiada por uma série de resultados compartilhados em seus Termos de Referências, e apoiada financeiramente por recursos humanos e materiais necessários para ajudar a organizar a conferência.

INFORMAÇÃO DE FUNDO

As mulheres do LBQ * vivem dentro de uma diversidade de contextos localizados, no entanto, a homofobia, a lesbofobia e a transfobia patrocinadas pelo Estado, atravessam todos os países.Essa opressão resulta de estruturas patriarcais interconectadas centradas no policiamento dos corpos das mulheres. Nestes sistemas promovendo a heteronormatividade, as mulheres com LBQ * correm mais riscos de violência e exclusão. Nossa abordagem deve, portanto, ser intersecional com base na premissa de que o policiamento surge de estruturas interconectadas nas quais o patriarcado se manifesta na economia, políticas neoliberais, securitização e militarização, cidadania, estados renegando o bem-estar social e responsabilidades ambientais e a privatização de recursos essenciais como a água. , florestas e terra.
Em uma escala global, aproximadamente 40% dos estados, ou entendido de outra maneira, 75 estados, criminalizam a conduta sexual entre pessoas do mesmo sexo. Em seu relatório não publicado, 'Análise do Contexto Temático de Mulheres do LBQ', a COC Netherlands observa que a falta de espaço para a organização do LBQ é relevante em todo o mundo, independentemente das leis em vigor: “Outro fator identificado em conversas com ativistas do LBQ. países, é a falta de espaço para as mulheres do LBQ estarem em comunidade e se organizarem. Isso, em países que criminalizam a conduta sexual entre pessoas do mesmo sexo, é em parte devido à incapacidade de registrar legalmente organizações do LBQ e leis que tornam a organização do LBQ aberta perigosa e punível. Nos países que não criminalizam especificamente as mulheres do LBQ, os problemas que afetam a capacidade de acessar espaços sociais e organizadores estão frequentemente relacionados à falta de recursos financeiros que muitas vezes são necessários para garantir espaços para a coleta consistente ”.
Pelas razões mencionadas acima, é hora das mulheres do LBQ terem um movimento visível com uma agenda bem articulada que reflita suas necessidades e sua diversidade. A Conferência Feminista Global Feminina do LBQ * é a articulação física desse desejo declarado muitas vezes antes em contextos anteriores. Os organizadores gostariam de agradecer, em particular, aos participantes do Encontro Internacional de Saúde da Mulher de 2004 na Índia, onde ocorreu uma convenção de mulheres lésbicas e bissexuais, bem como os participantes da Pré-Conferência das Mulheres na ILGA-World na Suécia. 2012, os participantes da conferência Global de Doadores de Direitos Humanos LGBT, realizada em 2014 pelo Departamento de Estado dos EUA, e os organizadores do LBQ na ILGA Asia 2017 por estabelecerem as bases para a Conferência Feminista Global Feminina do LBQ *. Além disso, os organizadores da Conferência Europeia de Lésbicas * em 2017, em Viena, desempenharam um papel fundamental, contribuindo para o reforço do movimento europeu de lésbicas *.

OBJETIVOS E VALORES DA CONFERÊNCIA

Entre os principais objetivos da conferência estão:
✔ Proporcionar um espaço seguro e exclusivo para as mulheres do LBQ * definirem uma agenda global
✔ Identificar as principais questões que preocupam as mulheres com LBQ *
✔ Proporcionar um fórum para a criação de redes em todos os movimentos e campos
✔ Identificar recursos e capacidades existentes no movimento
✔ Estrategizar para a mobilização de recursos para intervenções voltadas para as mulheres do LBQ *
✔ Aumentar a representação das mulheres com LBQ * nos movimentos feministas e de direitos das mulheres e torná-las mais sensíveis aos problemas das mulheres com LBQ *.
✔ Aumentar a representação e a liderança das mulheres do LBQ * nos movimentos mais amplos do LGBTIQ + A conferência será fundamentada nos seguintes valores: Aterramento na terra, Acessibilidade, Representação, Feminismo, Propriedade coletiva, Participação, Sustentabilidade e Conscientização Ambiental.

ÂMBITO E FORMATO

O público-alvo inclui ativistas de mulheres do LBQ de todo o mundo. Nosso objetivo é alcançar até 500 participantes no total. Entre os participantes, também pretendemos atrair financiadores, bem como representantes de empresas e do governo, a fim de divergir em tantas áreas quanto possível para melhorar a vida das mulheres do LBQ *. A conferência será realizada durante 5 dias, centrando os temas "Leading - Healing - Transforming". Cada dia será aberto com uma performance artística e plenária, e haverá workshops paralelos programados ao longo do dia, com base em propostas de ativistas do LBQ em todo o mundo. Além disso, criaremos espaços onde sessões autoiniciadas podem ocorrer e ter um hub dedicado à cura e ao bem-estar dos ativistas.

RESULTADO ESPERADO

A conferência servirá como uma plataforma estratégica para ajudar a reforçar o movimento global de mulheres com LBQ * com capacidade de influenciar a agenda mundial em direitos humanos, saúde e desenvolvimento. Um relatório on-line resumindo as discussões será disponibilizado após a conferência. Os participantes sairão com uma melhor compreensão dos desafios, oportunidades, estratégias e prioridades dos diferentes grupos e indivíduos * das mulheres do LBQ. O evento também será uma experiência curativa, energizante e enriquecedora para os participantes, seja ele participante ou organizador.

NECESSIDADES DE FINANCIAMENTO E APOIO FINANCEIRO

Estamos à procura de apoio de vários financiadores, incluindo os direitos humanos e financiadores LGBTIQ +, mas também dos setores empresarial e público. Um orçamento da conferência está disponível mediante solicitação, com um resumo de todos os itens específicos que os organizadores estão procurando no que diz respeito ao financiamento. Como organizadores, pretendemos tornar a conferência acessível para todas as mulheres interessadas do LBQ *. Para tornar isso possível, estamos procurando patrocinadores para ajudar a patrocinar 200 bolsas de estudo. A conferência será uma boa oportunidade para que os financiadores tenham uma melhor compreensão do estado das questões das mulheres com LBQ * em todo o mundo e se encontrem com os beneficiários atuais e potenciais em um único local. Por essas razões, incentivamos os órgãos de financiamento a participar da conferência.

Para mais informações, entre em contato com os organizadores da conferência:

lbqwomenglobalconference@gmail.